Aprenda a ser OMNI !
- Ricardo Daumas
- 28 de set. de 2016
- 3 min de leitura
“Pesquisas revelam e o mercado comprova: não é simples crescer num ambiente onde é preciso estar sempre a disposição dos seus clientes e um passo a frente da concorrência, mas você tem que tentar.”

Vivenciamos na última década um gradual crescimento de participação dos meios digitais na vida das empresas, isso é fato. Coisas que até pouco tempo eram percebidas como acessórias nos processos de vendas e, principalmente, mídia, agora são parte relevante das respectivas rotinas. Nada disso teria acontecido se a ponta do negócio (o consumidor...) não estivesse pressionando essa mudança, dado ao seu envolvimento e dependência cada vez maior do meio digital principalmente pela expansão de uso dos smartphones.
A consequência disso é uma acelerada busca das empresas por pessoas e processos que entendam esse novo ambiente, que na verdade é uma mistura de todas as práticas já existentes com as novas modalidades. Não bastasse a necessidade de aprender as novas tecnologias, temos também o desafio de dimensionar os recursos da empresa e implementar as alterações necessárias em uma proporção que ainda não é certa, pois o consumidor ainda convive (e suponho que para sempre conviverá...) com os dois mundos. Estamos no meio de um grande processo de aprendizagem, que a todo o momento é acrescido de novas matérias e de novos agentes desconhecidos e desafiadores, e isso se dá em acréscimo das demandas naturais de cada empresa. A vida não para porque você tem problemas para resolver, essa é a regra do jogo.
Um novo perfil profissional ?
O prestigioso meio&mensagem nos brinda essa semana com um artigo chamando atenção para esse desafio : (http://www.meioemensagem.com.br/home/opiniao/2016/09/27/pesquisa-revela-porque-cmos-estao-sendo-demitidos-em-massa.html ).
Revela-nos por exemplo que 48% dos 30 maiores varejistas do mercado norte americano demitiu seus CMOs nos últimos 12 meses, e que 62% destes foram substituídos por profissionais com reconhecidas habilidades no universo digital, ou seja, precisamos falar sobre e-commerce, mídias sociais etc. Arrisco-me dizer que é o caminho de uma solução, mas sem resultado garantido. Não tenho pesquisa nem dados oficiais, mas observo a minha volta empresas trocando seus responsáveis por e-commerce com uma frequência assustadora, colegas que nos últimos anos acumulam empresas nos seus respectivos currículos com uma velocidade jamais vista. Esses profissionais normalmente são os responsáveis pela ações promocionais na sua parte dos negócios, ou sejam , convivem e de alguma forma compartilham com os gerentes e diretores de marketing as decisões sobre onde e como anunciar seus produtos e serviços. Essa é uma das equações ainda sem formato pronto para as empresas que atuam em diferentes canais, e as soluções são as mais diversas. De uma maneira geral temos decisões relativas à imagem e campanhas institucionais centralizadas num CMO e ações pontuais nas mãos do gestor de e-commerce, muitas delas apoiadas em ferramentas remuneradas por resultados, o que gera conflitos inevitáveis com os demais canais e mesmo com o gestor principal de marketing.
Aprendendo a ser OMNI
Ser OMNI então, em marketing ou qualquer outra área de atuação, é o desafio de ser mais holístico e menos cartesiano. Exige uma visão mais dirigida ao resultado geral, e uma equação bem equilibrada e conhecida da parcela de contribuição de cada um nisso. Ser OMNI é uma atitude a ser implementada pelo gestores principais da empresa, pois deve gerar ações de impacto em cada tarefa, cada momento de interação com o público, cada venda, cada entrega. Ser OMNI exige conhecimento pleno das atividades de sua empresa, e de seus consumidores e parceiros, isso é coisa para qualquer um mas principalmente para cargos que tem um “C” na frente, e outras letrinhas depois, e nós em algum momento deixamos de dar importância a isso. É perceber que é importante estar presente pois o seu consumidor é quase onipresente (omni...), ele pode estar em qualquer lugar e querer acionar sua empresa a qualquer momento, e espera ser atendido, por você ou por alguém. Ser OMNI exige a juventude na hora de agir, e a experiência para estruturar e planejar e por isso o turn over é tão alto. Não se trata apenas de contratar conhecimento em tecnologia e atitude jovem, mas sim de adicionar a isso uma visão complexa do seu negócio, e ter maturidade para atuar.
Não é simples, mas vencer é para os que estão dispostos a ir além do óbvio, principalmente em momentos de mercado escasso. Invista na formação dos seus profissionais, estimule-os a conhecer melhor todos os aspectos de seu negócio, e conte conosco se tiver dúvidas.
Boa semana para todos !
Comments